Histórico

“Cantegril” significa cantar... mas também foi o apelido dado às favelas que cercam Montevidéu e outras cidades do Uruguai. Este apelido foi dado por ironia ao Cantegril - um dos bairros mais caros do Internacional Balneário de Punta del Este. Mas é justamente por este aspecto do idílico, do belo, do conforto e também do 'cantar' dos pássaros, que assim passou a chamar-se nosso Condomínio Cantegril, que leva também o nome do Clube Cantegril, fundado em 1957 onde pretendia inicialmente ser um clube de campo.

O condomínio propriamente dito surgiu nas décadas de 80 e 90, em Viamão, localizado ao lado de um clube de campo e abençoado por uma natureza deslumbrante, onde os animais preservados da mata atlântica convivem com as pessoas em afinidade surpreendente.

De início, a ideia era a de construir um condomínio aos moldes da Suíça ou de alguns outros países europeus, onde não houvesse cercas entre os lotes, e os terrenos fossem grandes e capazes de propiciar aos futuros proprietários a sensação de um clube de campo agregado a sua morada em condomínio horizontal, uma vez que o empreendimento nascia umbilicalmente ligado ao Clube Cantegril, o qual foi parceiro no loteamento inicial.

Como a área em que foi assentado o Condomínio era grande, aproximadamente 30 hectares, e o número de casas inicial eram incipientes, as relações estabelecidas entre os primeiros moradores eram próximas e sem fronteiras, eis que não havia separação física entre as fases.

Com o surgimento da inflação zero e a retomada dos financiamentos habitacionais, em cerca de dez anos, o Condomínio que tinha 50 casas, tem hoje cerca de 900 moradias considerando as 04 fases, constituindo uma pequena cidade. As condições de topografia, arruamento estreito, e relevo acidentado, assim como a vegetação e as áreas de preservação exuberantes, logo tornaram o Condomínio uma fonte de referência, não só em Viamão, mas em todo o Rio Grande do Sul.

Hoje cada vez mais vemos as crianças e as pessoas transitarem felizes e realizadas nos espaços do condomínio Cantegril. Parentes, amigos, e familiares dos condôminos não se cansam de elogiar a ecologia, a formosura e a segurança do lugar.

A tranquilidade que aqui encontramos não caiu do céu! Ela passa pelo trabalho diuturno dos Agentes de Portaria, Zeladores e Serventes,  treinados ao longo das diversas administrações, sendo substituídos e adequados às necessidades do Condomínio que cresceu.

Em cinco anos quintuplicou o número de casas e de moradores na Fase 2 e hoje contamos com uma infraestrutura importante que inclui fornecimento próprio de água com poços artesianos (licença outorgada em 2003) chegando a 180 metros de profundidade; praça; campo esportivo; ponte; mapeamento ecológico da área verde; cortes regulares de grama; manutenção das vias e da iluminação pública; portaria específica para a Fase 2; sinalização com placas; veículos próprios e sistema de transporte.

Muito trabalho e dedicação têm sido disponibilizados pelas administrações para o melhoramento de nosso condomínio. Cada vez mais se busca uma administração ágil e transparente, tendo em vista que o aumento de residências aumentou consideravelmente nos últimos 15 anos e junto a isso a complexidade administrativa também, exigindo de cada nova gestão sempre mais profissionalismo e um olhar cada vez mais focado no coletivo, para que o Condomínio Cantegril continue sendo este lugar maravilhoso de se viver.

Alguns dados e datas importantes desde o início do condomínio até os dias de hoje:

A primeira Assembleia ocorreu em 16/05/1992 presidida pelo Sr. Paulo Inácio de Alencastro e Jorge Kath como secretário. Foi eleito para o cargo de Síndico, o Sr. André Luis Souza e Souza e como Subsíndico, o Sr. Francisco Ayres Leite. Mais tarde, em 18/07/1992 houve a eleição dos primeiros Conselheiros Consultivos e Fiscais.

Estiveram à frente até hoje, no comando da administração do condomínio, nove condôminos:

16/05/1992 à 18/11/1999 – Sr. André Luis Souza e Souza;

18/11/1999 à 17/12/2001 – Sr. Paulo Roberto Leti Bomfa;

17/12/2001 à 19/12/2007 – Sr. Ivo Renato Moraes Horlle;

19/12/2007 à 17/11/2009 – Sr. Evandro Giovani Saccol;

17/11/2009 à 08/11/2010 – Sr. Edilso Cezar Bueno;

08/11/2010 à 16/08/2011 – Sr. Paulo Ricardo Rosa Ortmann;

16/08/2011 à 16/08/2012 – Sr. Nivaldo Barreiros da Silva;

16/08/2012 à 15/08/2013 – Sr. Ivo Renato Moraes Horlle;

Atualmente, desde 15/08/2013 – Sr. Luiz Vendruscollo.

Em 1998 foi implantado o sistema de transporte motorizado interno do condomínio. No início, a Van (Besta) contemplava em seu trajeto o retorno entre as paradas 47 e 49 da RS40. Mais tarde ficou limitado até a portaria do Clube, segundo entendimento sobre os riscos de acidente por transitar pela rodovia.

Em 1999/2000 foi aprovado a criação da praça junto a portaria, a quadra poliesportiva e a construção do pontilhão. O piso da quadra poliesportiva era gramado e, posteriormente, em 2009 foi substituído por areia. Foi colocada uma rede de proteção sobre a quadra e instalada a iluminação. Em 2010 foi colocada uma cerca de proteção na praça de entrada e feito o estacionamento para os usuários da mesma.

Em 2001 foi implantado o Regulamento Interno, elaborado pela administração 1999/2000. Em 2008 o RI sofreu as primeiras alterações e depois, em 2011, mais alterações foram feitas ao texto com o intuito sempre de adequação à realidade do condomínio.

Em julho/2002 foi regularizada a forma de cobrança da cota condominial pela fração ideal conforme determina a Convenção. Anteriormente o critério era erroneamente rateado igualmente por todos.

Em 2003 foi implantado o serviço próprio do condomínio para a portaria que em 2009 foi implementada com reformas e a instalação do sistema de controle de acesso automatizado e CFTV nas portarias, existente até o momento presente.

Em 2010 o trabalho de uma comissão do meio ambiente apresentou e implantou o Plano de Arborização passando este a fazer parte do Regimento Interno.

No ano seguinte, 2011, foi implantado o sistema de cobrança de água pela metragem consumida individualmente. Antes disso, a taxa era incluída na cota condominial e pagava-se igualmente, independente de consumir ou não. Em setembro de 2013 houve a adequação da forma de cobrança.

Em 08/09/2013 foi aprovado em assembleia limitações de procurações. Devido a erro na convocação da assembleia, por determinação judicial, foi revogada a decisão.

Estamos em 2014, com a página da Web entrando em atividade, permitindo mais agilidade e transparência nas ações administrativas. Para ter acesso ao Sistema Interno de Informação cadastre seu Login e Senha na Administração do Condomínio, através do e-mail cadastro@cantegrilfase2.com.br ou preencha o formulário.

Assim seguimos caminhando todos juntos na construção e transformação deste deslumbrante condomínio Cantegril! Onde os cantos dos pássaros, a vida junto à natureza e o convívio harmonioso ainda são nossos bens maiores.

____________________

REFERÊNCIAS

  1. Wikipedia;
    1. http://en.wikipedia.org/wiki/Cantegril;
    2. http://es.wikipedia.org/wiki/Cantegril.
  2. Jornalcantegril;
    1. http://jornalcantegril.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3:o-cantegril&catid=2:textos&Itemid=2.
  3. Trechos extraídos da página web do Condomínio Horizontal Cantegril fase 2 desenvolvido na gestão 2012/2013.
  4. Datas e dados históricos extraídos das Atas das Assembleias.